Não é todo mundo que sonha em viajar para o exterior e mesmo aqueles que querem ou viajam pelo exterior, ainda gostam de viajar pelo Brasil, afinal, nem sempre é preciso cruzar as fronteiras do país para se deparar com lugares maravilhosos para visitar.

Porém, enquanto para uns, planejar uma viagem, é algo incrível e divertido, para outros pode ser uma verdadeira dor de cabeça, principalmente quando tem que fazer isso sozinho e não sabem nem por onde começar a planejar uma viagem.

Mesmo que organizar uma viagem traga um sentimento diferente para cada pessoa, é fundamental contar com um planejamento para evitar inconvenientes, surpresas desagradáveis e para organizar melhor o orçamento.

Desse modo, resolvemos trazer algumas dicas para você planejar uma viagem no Brasil de maneira organizada e sem quebrar muita cabeça com os passos, pois já vamos te dar todos eles abaixo:

Como planejar uma viagem

Não precisa mais ficar preocupado sobre o que você deve fazer para planejar uma viagem, pois hoje, vamos te passar os principais passos para otimizar os processos e após organizar uma viagem, poderá, finalmente, se concentrar em se divertir e aproveitá-la.

1. Definir o destino

Uma das maiores dificuldades para escolher um destino no país para conhecer é porque temos um país muito vasto que, apesar de ser considerado tropical, temos algumas diferenças de clima.

Além disso, temos estados localizados em regiões distintas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul todas com climas diferentes, culturas diferentes, pessoas diferentes e estilos de vida complemente diferentes.

Portanto, escolher o destino é a etapa mais difícil, porém deve se basear no seu objetivo: por exemplo você gosta ou quer conhecer regiões praiana? As praias do Norte e Nordestes são as mais indicadas. 

Por outro lado, se você quiser conhecer uma região com serras, bonitas paisagem e um clima ameno, a região Sul pode ser a melhor opção, no entanto, se você quer curtir os grandes centros urbanos, talvez deva focar na região Sudeste.

A escolha do destino é bem particular, então pense no tipo de experiência que quer viver e procure a região, o estado e a cidade que melhor consiga proporcionar essa experiência.

2. Escolher a melhor época para fazer uma viagem para o local de destino

O próximo passo para organizar uma viagem, após ter definido o destino no Brasil, é “estudar” a melhor época para fazer essa viagem.

Sabemos que o clima no Brasil é bastante diferente e que enquanto estamos no verão em algumas regiões costumam cair um “toró” de água, então pesquise sobre o clima da região, a melhor época para visitar.

Escolha se prefere fazer a viagem em época de alta temporada ou de baixa temporada, inclusive como é o funcionamento da região em cada uma dessas épocas: opções de lazer, cultura, hospedagem, gastronomia, etc.

Caso você conheça alguém que morou ou visitou a região, pegue algumas dicas, inclusive sobre o que levar a viagem, etc.

3. Estipular o tempo de sua viagem

Qual a duração da sua viagem? Leve em consideração as opções de passeios ou lugares que quer conhecer e se 5, 10, 15 ou 30 dias te possibilitará fazer o que você quer.

Além disso, claro que ao estipular o tempo de sua viagem, irá contribuir enormemente para você fazer o planejamento financeiro estipulando um orçamento para as passagens, hospedagem, alimentação, passeios, transporte, etc.

4. Elabore um roteiro

Quando você definiu um destino no Brasil para conhecer, já deve ter visto vários locais interessantes e opções de lazer que gostaria de experienciar, certo?

Portanto, chegou o momento de colocar “na ponta do lápis” os locais que quer conhecer e começar a fazer o roteiro da sua viagem baseado na quantidade de tempo que essa viagem irá durar.

Essa é uma boa forma de planejar uma viagem porque você poderá ver quais locais ficam próximos e podem ser visitados no mesmo dia, para assim gastar menos com transporte, etc.

5. Pesquisar hospedagem

O próximo passo para organizar uma viagem é pesquisar uma hospedagem: hotel, pousada, apartamento, etc.?

É muito importante que se você optar por hotel ou pousada veja os valores da diária durante os dias que você irá ficar lá, qual você acha que compensa mais, também observe quais serviços estão inclusos na diária (alguns oferecem café da manhã).

Mas não leve apenas em consideração esses valores, pesquise sobre o conforto do estabelecimento, a localização do estabelecimento, a segurança que ele oferece, se fica perto ou muito longe dos lugares que quer visitar.

Anote as opções mais interessantes que possam ajudar a contribuir para melhorar sua experiência na região e também que comportem no seu orçamento.

6. Planejar o orçamento

Chegou o momento de fazer o planejamento financeiro da viagem, afinal essa um dos passos de como planejar uma viagem mais importante, pois é aqui que você irá colocar no papel a viabilidade da viagem de acordo com o seu orçamento.

Portanto, como você já sabe seu destino e o tempo que irá passar viajando, se torna mais fácil calcular seu orçamento.

Portanto faça uma planilha com os gastos com passagens, hospedagem, alimentação, transporte, ingressos para as atrações turísticas que quer visitar, taxas de turismo, souvenirs, etc.

Vale atentar que, além desses gastos mais previsíveis onde você pode fazer algumas estimativas, é imprescindível que você destine uma reserva de pelo menos 10% para imprevistos.

Prontinho, agora que você já sabe como planejar uma viagem no Brasil, chegou o momento de colocar mãos à obra e viver essa experiência, aproveitando cada momento antes, durante e depois dessa viagem.

Ao organizar uma viagem com cuidados você contará com maior previsibilidade e assim poderá aproveitar mais os momentos de lazer e não ficará com o orçamento no vermelho após a viagem. 

Esperamos ter contribuído para você planejar uma viagem. Divirta-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *